Loja On-line

A RM OIL promoveu, nos dias 5 e 6 de Maio uma visita à sede e instalações da companhia OLIPES à capital Espanhola - Madrid, com 12 dos seus clientes.

20170505 1014312

A ida a Madrid resultou de um esforço sinergético entre as duas empresas e contou, e permitiu dar a conhecer a sede e unidade de produção da OLIPES (situada no Parque Industrial Borondo em Campo Real).

A unidade de produção da OLIPES tem a capacidade para produzir 60.000 Kg/h de óleos lubrificantes e, na sequência aposta em equipamentos e tecnologia de ponta, está em constante atualização, permitindo à empresa acompanhar o desenvolvimento tecnológico da área, automatizar e rentabilizar o processo de produção e aumentar a capacidade de produção.

20170505 1059232

A produção desta fábrica abrange dois grandes grupos de produtos:

  • Óleos lubrificantes;
  • Massas lubrificantes para cuja produção existe uma linha por partidas.

 

Tendo como matéria-prima os óleos base parafínicos, as variedades de óleos lubrificantes pretendidas são obtidas a partir de formulações desenvolvidas pelo laboratório da Empresa, dedicado ao desenvolvimento de soluções e à pesquisa de novos produtos, assegurando as qualidade técnica dos produtos e as exigências do mercado.

No momento posterior à visita das instalações, os participantes frequentaram uma formação intitulada: “Os desafios da Euro 6 e os Lubrificantes na Oficina para o 2020”. Para a RM OIL e a OLIPES, a formação é essencial no contexto atual dos profissionais do setor automóvel; é importante que os seus clientes estejam sensibilizados para os desafios de um mercado em constante evolução.

20170505 1027152

Com a Euro 6, que entrou em vigor a 1 de Setembro de 2014 para as homologações (e no arranque de 2015 para novas matrículas), há a ter em atenção as partículas de óxidos de azoto (NOx), cujo limite nos diesel passa de 180 mg/km para 80 mg/km.

Já no caso dos blocos a gasolina nada se altera: o limite para os NOx mantém-se nos 60 mg/km. Quanto às emissões combinadas de hidrocarbonetos e de óxidos de azoto, apenas aplicáveis aos veículos a gasóleo, o limite é de 170 mg/km - a Euro 5 determinava os 230 mg/km. E as normas europeias não se ficam por aqui: obrigam os fabricantes a garantir “a durabilidade dos dispositivos de controlo da poluição para uma distância de 160.000 km”.

Na prática, para o lado dos fabricantes de automóveis (ligeiros e pesados) isto significa reestruturar vários sistemas, assim como incluir novas tecnologias (o Start / Stop é já exemplo disso) e equipamentos (como o filtro de partículas diesel). O trabalho já foi iniciado e vários são os veículos que já apresentam emissões que respeitam a norma Euro 6.

Em entrevista a Rui Mesquita, o proprietário e diretor da RM Oil explica-nos, na prática, algumas das questões que consideramos importantes:

1. O que é o Euro 6 e o que é que ele representa na história dos lubrificantes?

R.M. - "A euro 6 é uma norma europeia antipoluição que limita as emissões de partículas poluentes, e o que se pretende com isso a redução de emissões de oxido de azoto, sem aumentar o consumo de combustível e subsequente emissão de CO2.
Na história dos lubrificantes, representa um avanço notável. Com esta norma, as emissões de partículas e de oxido de Azoto baixarão até níveis substanciais em termos ambientais, mas sem esquecer a importante questão do ambiente, para a OLIPES e para a RM OIL, isso não é certamente ainda suficiente, a OLIPES está atualmente concentrada e empenhada na investigação e na procura dos mais altos padrões de qualidade no fabrico dos seus lubrificantes de forma a garantir o bom funcionamento dos motores aumentando a sua eficiência com mais potencia e consumir menos combustível, esse é o foco da OLIPES."

2. O Euro 6 representa um novo desafio para a investigação tecnológica de novos lubrificantes. Qual o papel da OLIPES neste âmbito?

R.M. - "O papel da marca OLIPES, é a constante procura e pesquisa dos mais altos níveis e padrões de qualidade na conceção dos seus lubrificantes.
Hoje no presente é uma marca reconhecida e respeitada pela sua alta qualidade, e com isso a RM OIL pretende sem qualquer duvida satisfazer e de forma duradoira as necessidades dos nossos cliente e construtores automóveis."

3. O mecânico. Qual é a importância da formação para os profissionais do setor automóvel e como é que vê o papel do mecânico no futuro?

R.M. - "As formações estão cada vez mais a ser entendidas como um investimento, e um veiculo de valorização.
O conhecimento, as tendências do setor, a evolução do parque automóvel, e por ultimo no meu entender as novidades em especificações dos lubrificantes para os motores que os fabricantes lançam para o mercado.
Tudo isto, faz com que o mecânico receba informação e conhecimentos, que lhe vai permitir levar vantagem sobre os seu concorrentes.
O seu papel no futuro é simples: “ Quanto maior e melhor a sua formação, maior será o grau de satisfação dos seu clientes, e melhor será sem duvida a rentabilidade do seu negócio”.

4. Tendências mundiais - Como é que vê a OLIPES no futuro e a sua relação com as energias renováveis?

R.M. - As tendências serão sem dúvida alguma os híbridos e os veículos 100% elétricos, mas haverá certamente muito ano ainda para o setor dos lubrificantes.
A OLIPES em conjunto com a RM OIL que representa no Norte de Portugal a marca, no futuro estarão presentes nas solicitações dos construtores automóveis e ao mercado, acompanhando a sua evolução e dando uma resposta a todas as necessidades com os mais altos níveis de qualidade dos seus lubrificantes e serviços.

 

Com uma vertente social, o programa da visita contemplou ainda o 1º troféu Karting RM-OIL & OLIPES, para convívio dos participantes, e no dia 6 uma visita guiada à cidade de Madrid, um périplo que contou com a “Tour Barnabéu” - uma visita ao estádio de futebol do Real de Madrid.

Quer trabalhar connosco?

contacte-nos